ECOLOGIA:
A
Ecologia é a ciência que estuda os ecossistemas
, ou seja é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vuvis e das interações
que determinam a sua distribuição. As interações podem ser entre seres vivos e/ou com o meio ambiente
. A palavra
Ecologia tem origem no grego “
oikos", que significa casa, e "
logos", estudo. Logo, por extensão seria o estudo da casa, ou de forma mais genérica, do lugar onde se vive.
O cientista alemão
Ernst Haeckel, em 1869, usou pela primeira vez este termo para designar o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem.
A Ecologia pode ser dividida em Autoecologia, Demoecologia e Sincecologia
O meio ambiente afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais, incluindo o seu comportamento, através do metabolismo. Por essa razão, o meio ambiente, e a sua qualidade, determina o número de indivíduos e de espécies que podem viver no mesmo
habitat. Por outro lado, os seres vivos também alteram permanentemente o meio ambiente em que vivem. O exemplo mais dramático de alteração do meio ambiente por organismos é a construção dos recifes de
coral por minúsculos
invertebrados, os pólipos coralinos.
As relações entre os diversos seres vivos existentes num ecossistema também influencia na distribuição e abundância deles próprios. Como exemplo, incluem a competição pelo espaço, pelo alimento ou por parceiros para a reprodução, a predação de organismos por outros, a simbiose entre diferentes espécies que cooperam para a sua mútua sobrevivência, o comensalismo, o parasitismo e outras.
Conceitos ecológicos importantes:
- Indivíduo: é a unidade de vida que se manifesta. É um representante de uma espécie.
- Espécie: é o conjunto de indivíduos altamente semelhantes, que na natureza são capazes de intercruzarem, produzindo descendentes férteis.
- População: grupo de indivíduos de mesma espécie Genericamente, uma população é o conjunto de pessoas ou organismos de uma mesma espécie que habitam uma determinada área, num espaço de tempo definido
- Comunidade ou biocenose: conjunto de espécies diferentes que sofrem interferência umas nas outras.
- Ecossistema é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades
- Funcionamento:
A base de um ecossistema são os produtores
que são os organismos capazes de fazer fotossíntese ou quimiossíntese. Produzem e acumulam energia
através de processos bioquímicos utilizando como matéria prima a água, gás carbônico e luz. Em ambientes afóticos (sem luz), também existem produtores, mas neste caso a fonte utilizada para a síntese de matéria orgânica não é luz mas a energia liberada nas reações químicas de oxidação
efetuadas nas células (como por exemplo em reações de oxidação de compostos de enxofre). Este processo denominado quimiossíntese é realizado por muitas bactérias
terrestres e aquáticas. Dentro de um ecossistema existem vários tipos de consumidores, que juntos formam uma cadeia alimentar, destacam-se:
- Consumidores primários:
São os animais que se alimentam dos produtores, ou seja, são as espécies herbívoras. Milhares de espécies presentes em terra ou na água, se adaptaram para consumir vegetais, sem dúvida a maior fonte de alimento do planeta. Os consumidores primários podem ser desde microscópicas larvas planctônicas, ou invertebrados bentônicos (de fundo) pastadores, até grandes mamíferos terrestres como a girafa
e o elefante
.
- Consumidores secundários:
São os animais que se alimentam dos herbívoros, a primeira categoria de animais carnívoros.
- Consumidores terciários:
São os grandes predadores como os tubarões, orcas e leões, os quais capturam grandes presas, sendo considerados os predadores de topo de cadeia. Tem como característica, normalmente, o grande tamanho e menores densidades populacionais.
- Decompositores ou biorredutores:
São os organismos responsáveis pela decomposição da matéria orgânica, transformando-a em nutrientes minerais que se tornam novamente disponíveis no ambiente. Os decompositores, representados pelas bactérias e fungos
, são o último elo da cadeia trófica
, fechando o ciclo. A seqüência de organismos relacionados pela predação constitui uma cadeia alimentar, cuja estrutura é simples, unidirecional e não ramificada.
- Nicho Ecológico é o modo de vida de cada espécie no seu habitat. Representa o conjunto de atividades que a espécie desempenha, incluindo relações alimentares, obtenção de abrigos e locais de reprodução, ou seja, como, onde e à custa de quem a espécie se alimenta, para quem serve de alimento, quando, como e onde busca abrigo, como e onde se reproduz. Numa comparação clássica, o habitat representa o "endereço" da espécie, e o nicho ecológico equivale à "participação, ativa ou passiva, no ambiente".
- Redundância funcional: Em ecologia, o conceito de redundância funcional é uma característica das comunidades biológicas que descreve o quão sobrepostas são as espécies quanto ao seu desempenho no funcionamento do ecossistema.
Numa comunidade biológica, formada pelas espécies que interagem no e com o ambiente em um dado local, o número de espécies é uma forma de descrever sua diversidade e complexidade, muitas vezes denominada de riqueza de espécies ou biodiversidade. Uma discussão que ainda persiste entre os ecólogos é se comunidades com mais espécies são mais estáveis ou mais instáveis que comunidades com menos espécies. Uma questão importante seria qual a importância da diversidade? Ou ainda, qual a implicação do grande número de extinções que ocorrem nos ecossistemas e comunidades devido a mudanças climáticas e impactos causados pela humanidade? Nesta perspectiva, algumas espécies podem desempenhar papeis equivalentes num ecossistema (funcionalmente redundantes) e podem tornar-se localmente extintas sem causar perdas substanciais no funcionamento do ecossistema (Walker 1992, Lawton & Brown 1993). Entretanto modelos adaptados de Lotka-Volterra mostram incompatibilidade da redundância funcional com a coexistência das espécies (Lorreau 2004).
- Relações Ecológicas: Nas comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou intera(c)ções biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos vivos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
Outras formas de interações são caracterizadas pelo prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro. Esses tipos de relações recebem o nome de desarmônicas ou negativas.
Tanto as relações harmônicas como as desarmônicas podem ocorrer entre indivíduos da mesma espécie e indivíduos de espécies diferentes. Quando as interações ocorrem entre organismos da mesma espécie, são denominadas relações intra-específicas ou homotípicas. Quando as relações acontecem entre organismos de espécies diferentes, recebem o nome de interespecíficas ou heterotípicas.
- Ecótono: é a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos.
"Transição entre duas ou mais comunidades diferentes é uma zona de união ou um cinturão de tensão que poderá ter extensão linear considerável, porém mais estreita que as áreas das próprias comunidades adjacentes. A comunidade do ecótono pode conter organismos de cada uma das comunidades que se entrecortam, além dos organismos característicos" (Odum, 1972). "Zona de transição que determina a passagem e marca o limite de uma biocenose à outra" (Dajoz, 1973). "Zona de transição entre dois biomas que se caracteriza pela exuberância dos processos vitais e mistura relativa de espécies circundantes. A estas características se chama efeito de borda" (Carvalho, 1981). "Zona de contato entre duas formações com características distintas. Áreas de transição entre dois tipos de vegetação. A transição pode ser gradual, abrupta (ruptura), em mosaico ou apresentar estrutura própria" (ACIESP, 1980). "Zona de contato ou transição entre duas formações vegetais com característica distintas" (Resolução n° 12, de 4.05.94, do CONAMA).
Exemplo: Matas de cocais - mata de transição entre o Bioma Amazônico e a Caatinga.
- Biótopo ou ecótopo (do grego βιος - bios = vida + τόπoς = lugar, ou seja, lugar onde se encontra vida) é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais, das quais é o habitat.
Para viver, a biocenose depende de fatores físicos e químicos do meio ambiente. No exemplo duma floresta, o biótopo é a área que contém um tipo de solo (com quantidades típicas de minerais e água) e a atmosfera (gases, umidade, temperatura, grau de luminosidade, etc.) Os fatores abióticos dum biótopo afetam diretamente a biocenose, e também são por ela influenciados. O desenvolvimento de uma floresta, por exemplo, modifica a umidade do ar e a temperatura de uma região.
- Biomas são ecossistemas com características próprias, normalmente ditadas pela localização geográfica (latitude ou altitude), clima e tipo de solo. São divididos em:
- Terrestres ou continentais
- Aquáticos
Geralmente se dá um nome local a um bioma em uma área específica. Por exemplo, um bioma de vegetação rasteira é chamado estepe na Ásia central, savana na África, pampa na região subtropical da América do Sul ou cerrado no Brasil, campina em Portugal e pradaria na América do Norte.
vlw Walisson, ficou bem mais pratico de estudar o assunto =D
ResponderExcluirVisitem: circulodeadoradores.blogspot.com
Ficou muito extenso, torna-se muito cansativa a leitura. No entanto esta bem específico o assunto.
ResponderExcluirO que eu entendo por ecologia (depois de ter lido o post):
Ecologia é a ciencia que estuda os ecossistemas, analizando cada espécie e seus diferentes comportamentos em relação ao meio ambiente. Cheguei a essa conclusão depois de conectar nicho ecologico (o papel da especie no meio ambiente) com a comunidade. é muito interessante observar a biologia do ponto de vista em que populações vivem em uma comunidade que vivem em um determinado habitat. Não sei se voces concordam, mas o filme lucas - um estranho no formigueiro esclareceria melhor os conceitos postados acima.
não se esqueçam de visitar meu blog: circulodeadoradores.blogspot.com
É muito entenresate Ecótono mesmo seno um área de transição e rica em biodiversidade.É o que percebemos na área de transição da Floresta Amazonica e a caatiga belissima.
ResponderExcluirNa ecologia para mim resumindo tudo,uma coisa precisa da outra para sobrevivência e para estabilização das comunidades.
ResponderExcluirEm linhas gerais a Ecologia é responsavel de estudar seres vivos e o meio em que eles vivem. Dentro de um ecossistema existe uma divisão de consumidores:primarios, secundarios, terciarios e decompositores. Desempenhando uma funçaõ muito importante para o equilibrio Nicho ecologico de varias especies.
ResponderExcluirA ECOLOGIA E MUITO IMPORTANTE, POIS ELA E RESPONSAVEL PELO ESTUDO DE UM ECOSSISTEMA ,COM ESTUDO DA ECOLOGIA SABEMOS AS RELAÇOES QUE EXISTE ENTRE SERES VIVOS, SUAS COMPETIÇOES TANTO POR ALIMENTO, QUANTO POR SOBREVIVENCIA.
ResponderExcluirA Ecologia é muito importante para sabemos que nenhum organismo, pode existir sem interagir com outros ou mesmo com ambiente no qual ele se encontra.
ResponderExcluirDiante dessa postagem podemos entender muito sobre ecologia. Para simplificar defino como a relação entre seres vivos e o meio onde vivem e se estendem à organização das espécies em populações, comunidades, formando um ecossistema e toda a biosfera.
ResponderExcluirÉ muito interessante estudar esse assunto pois podemos saber como os animais interagem entre si, muitos em competição onde "NEM SEMPRE" o maior é o mais esperto.
ResponderExcluirEntendi que a ecologia é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem, ela se torna muito interessante na nossa vida,pois ela nos auxilia a termos um entendimento maior sobre a natureza proporcionando uma conciência limpa de não ao desmatamento e não a extinção dos animais.
ResponderExcluiré importante porque precisamos saber o que está acontecendo com as várias espécies e com o meio ambiente em que vivemos para vermos em que grau estamos destruíndo o que nos sustenta.
ResponderExcluirpelo que foi mostrado,entendi que ecologia é a ciência que estuda a natureza,e seus indivíduos,estuda também cada papel que um ser possui.Mostra como um ecossistema funciona e suas divisões.
ResponderExcluirEcologia,estuda as interações entre os seres vivos e o meio onde vivem, envolvendo a dependência da água, do solo e do ar. Ou seja uma coisa depende da outra para sua sobrevivencia.
ResponderExcluirOk!
ResponderExcluir