sábado, 11 de junho de 2011

Sucessões Ecológicas

Sucessão Ecológica:
- É  a sequência de mudanças pelas quais uma comunidade passa ao longo do tempo.
- Durante esse processo, comunidades mais simples vão sendo gradualmente substituídas por comunidades mais complexas até que estabeleça um equilíbrio entre comunidade e ambiente -à Comunidade Clímax.
- Uma sucessão ecológica passa por três fases:
• Ecese: comunidade pioneira
• Sere: comunidade intermediária
• Clímax: comunidade estabilizadora

Exemplo: 


Rochas > Líquens > Musgos > Ervas > Arbustos > Árvores
Comunidade Pioneira (Ecese): são os primeiros organismos a se instalarem no ambiente: líquens, musgos, gramíneas e insetos.
Comunidade Intermediária (Série): representadas por vegetação arbustiva e herbácea.  Nessa atapa ocorrem profundas alterações no ambiente e na diversidade das espécies.
Comunidade Clímax: Nessa fase, a comunidade atinge a estabilidade, com elevado número de espécies e de nichos ecológicos e apresenta grande biomassa.

   Ocorre ao longo de uma sucessão ecológica:
• Aumento da produtividade bruta
• Aumento do consumo
• Diminuição da produtividade líquida
• Aumento da biomassa
• Aumento da diversidade de espécies
• extinção de algumas espécies e surgimento de outras
PRODUTIVIDADE
• Produtividade Bruta (PB): total de matéria orgânica, produzida pela comunidade, através da fotossíntese
• Produtividade Líquida (PL): representa o saldo obtido, da relação entre a produção (fotossíntese) e o consumo (respiração) de uma comunidade.
PL = PB - R

18 comentários:

  1. Pensei na complexidade de uma comunidade e nos avanços que ela tem ao longo do tempo o climax é quando ela esta em seu pleno desenvolvimento ecologico.

    ResponderExcluir
  2. A importancia de um microorganismo em um bioma e muito grande, porem so no começo. Depois que o bioma atinge o climax sua funçao torna-se comum como a dos outros seres.
    Mas quero deixar claro que eu nao acredito nisso, porque se eu acreditar nisso estarei concordando com a teoria da evoluçao.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Os biomas passam por transformações ate estabelecerem seu climax (ou seja sua fase de estabilidade)mas mesmo ao atingir seu climax essa comunidade ainda pode ser destruída por ações humanas ou naturais.

    ResponderExcluir
  5. Simplificando sucessão ecologica é substituição gradual de uma comunidade simples para uma cada vez mais complexa na mesma área inicial como o exemplo citado acima.

    ResponderExcluir
  6. Nós podemos dizer que sucessão ecológica é a substituição sequencial de espécies em uma comunidade que compreende todas as etapas desde a colonização das espécies pioneiras até o clímax para determinado ecossistema.

    ResponderExcluir
  7. Toda comunidade passa por uma sequência de mudanças até chegar no seu clímax de desenvolvimento e essas mudanças podem provocar o surgimento e desaparecimento de algumas espécies.
    *Até chegar a uma estabilidade as comunidades passam por fases, sendo elas pioneira, intermediária e finalizando com a clímax que é uma comunidade estabilizadora, pois esta tem um alto número de espécies, alta diversidade e alta biomassa, sendo assim bem superior as outras fases que tem um número bastante reduzido tanto de espécies como diversidade e biomassa.

    ResponderExcluir
  8. Sucessão ecológica é o desenvolvimento de uma comunidade compreendendo a sua origem e crescimento.

    ResponderExcluir
  9. Sucessão ecológica é um conjunto de mudanças que ocorre no ecossistema.As fases da sucessão ecológica são: comunidade pioneira, comunidade intermediária e comunidade clímax.

    ResponderExcluir
  10. A sucessão ecológica é de grande importãncia para a natureza pois imagine, se uma árvore ou um animal ou até mesmo os seres humanos se instalassem em lugares sem uma adaptação seria um desastre, a sucessão serve para isso dar um auxilio no desenvolvimento sem que haja grande danos na sua formação e desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  11. Pode-se dizer que a sucessão ecológica é uma sequência de mundanças ordenadas e graduais, e que passa por três fases o ecese, sere e o clímax. Uma das suas caracteríticas para o estabelecimento das sucessões é a condição abiótica.

    ResponderExcluir
  12. Eu entendi q sucessão ecologica são mudanças que ocorrem numa comunidade cm o decorrer do tempo.
    A sucessão ecologica pode trazer o aumento do consumo e da diversidade de espécies, extinção de algumas espécies.

    ResponderExcluir
  13. sucessão ecologicas é o crescimento de vida aonde antes era totalmente desabitada é passar a cria-se uma população.
    onde há clima, solo, varias comunidades entre elas o climax onde há estabilidaede e apresenta grande biomassa,há tbm a pioneira e a Intermediária.
    Ou seja as comunidades q era sem ninguém ou tinha pessoas e foram embora e passa a ser povoada novamente.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. sucessão ecológica pode ser definida pelo aparecimento de vida onde não existia nada.Com o aparecimento de um novo habitat,vai aparecendo novas espécies,com isso ocorre um aumento da biodiversidade do local.

    ResponderExcluir
  16. Sucessão ecológica seria as mundanças que ocorre ao longo do tempo nas comunidades isso ocorre até chegar ao seu clímax, é onde estabelece equilibrio entre comunidade e ambiente.

    ResponderExcluir
  17. Dar-se o nome de sucessão ecológica as mudanças ocorrentes em determinada comunidade.
    O auge da sucessão ecológica denomina-se clímax quando o ecossistema estabelece equilíbrio com o meio.

    ResponderExcluir