Relações Harmônicas Intra-específicas (dentro da mesma espécie):
- ColôniaRelações Harmônicas Interespecíficas (entre espécies diferentes):
- Mutualismo
- Protocooperação
- Inquilinismo
- Comensalismo
- Mutualismo
- Protocooperação
- Inquilinismo
- Comensalismo
SOCIEDADE:
São agrupamentos de indivíduos da mesma espécie que têm plena capacidade de vida isolada mas preferem viver na coletividade. Os indivíduos de uma sociedade têm independência física uns dos outros.
COLÔNIA:
Agrupamento de indivíduos da mesma espécie que revelam profundo grau de interdependência e se mostram ligados uns aos outros, sendo-lhes impossível a vida quando isolados do conjuntos, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho.
Relações Ecológicas Intra-Específicas Desarmônicas:
CANIBALISMO:
Canibal é o indivíduo que mata e come outro da mesma espécie.
Ex.: ocorre com escorpiões, aranhas, peixes, planárias, roedores, etc.
COMPETIÇÃO:
Prejuízo para os seres envolvidos.
Relações Ecológicas Harmônicas:
Associação na qual duas espécies envolvidas são beneficiadas, porém, cada espécie só consegue viver na presença da outra, associação permanente e obrigatória entre dois seres vivos de espécies diferentes.
Ex: Líquens, micorrizas, tubo digestivo de ruminantes, bactérias e raízes de leguminosas, protozoários e Cupins.
PROTOCOOPERAÇÃO:
Trata-se de uma associação bilateral, entre espécies diferentes, na qual ambas se beneficiam; contudo, tal associação não é obrigatória, podendo cada espécie viver isoladamente.
Ex: Caranguejo-eremita, pássaro-palito e crocodilo, anu e gado, insetos polinizadores.INQUILINISMO:
Associação em que apenas uma espécie (inquilino) se beneficia, procurando abrigo ou suporte no corpo de outra espécie (hospedeiro), sem prejudicá-lo.
Ex: Pepino-do-mar.
As epífitas são plantas que crescem sobre outras plantas sem parasitá-las, usando-as apenas como suporte.
Ex.: as orquídeas e as bromélias .COMENSALISMO:
É uma associação em que uma das espécies — a comensal — é beneficiada, sem causar benefício ou prejuízo ao outro (não-comensal).
Ex: Tubarão e rêmora.
Relações Intra-Específicas Desarmônicas:
- Parasitismo
- Predatismo
- Predatismo
- Amensalismo
- Competição
- Competição
PARASITISMO:
O parasitismo é caracterizado pela espécie que se instala no corpo de outra, dela retirando matéria para a sua nutrição e causando-lhe, em conseqüência, danos cuja gravidade pode ser muito variável, desde pequenos distúrbios até a própria morte do indivíduo parasitado.
Relação Hospedeiro/Parasita.
PREDATISMO:
O predatismo é o ato de um animal capturar outro para alimentar-se. O predador e a presa pertencem a espécies diferentes. Os predadores são geralmente maiores e menos numerosos que suas presas, sendo exemplificados pelos animais carnívoros.
Relação Presa/Predador.
AMENSALISMO:
Relação na qual uma espécie bloqueia o crescimento ou a reprodução de outra espécie, denominada amensal, através da liberação de substâncias tóxicas. É a relação em que um dos seres é prejudicado sem que disso resulte benefícios para o outro.
Ex: maré vermelha, antibióticos, etc.
Prejuízo para a espécie inibida, com ou sem benefício para a espécie inibidora.
COMPETIÇÃO:
Prejuízo para ambas as espécies.
PRINCÍPIO DE GAUSE: O Princípio de Gause diz respeito ao processo de competição inter-específica que acontece quando duas espécies diferentes habitam um mesmo ambiente e têm nichos muito semelhantes. Assim duas espécies não podem ocupar um mesmo nicho por muito tempo, uma delas irá sempre prevalecer, pois é mais adaptada àquele habitat.
Apesar de acharmos injusto, as vezes, quando um animal bonitinho morre em consequencia dessas relações... outros se beneficiam equilibrando assim o meio ambiente.
ResponderExcluirAcho muito massa, mas eu prefiro as sociedades e mutualismo (pensei no que Samara disse: "o homem não vive sem a mulher e a mulher sem o homem") kkk só zoa..
Como a natureza é sabia:as vezes achamos algo uma grueldade mais por tras dos "PREDATISMO,COMPEDÇÃO,CANIBALISMO..."E so o estito de sobrevivencia claro que e mas legal a sociedade,colônias...
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiro equilíbrio do meio ambiente depende de relações inter especificas, essas relações estabelecem "regras naturais" o que tem como por exemplo controlar o volume populacional de uma especie na natureza.
ResponderExcluirAs relações ecologicas são muito importantes pois estebelece um controle de uma determinada especie.Uma coisa que achei muito interessante é o canibalismo entre animais de mesma especie pela escassez de alimento.
ResponderExcluirBem, as comunidades bióticas dentro de um ecossistema encontram-se várias formas de interações entre os seres vivos que as formam, denominadas relações ecológicas ou interações biológicas. Essas relações se diferenciam pelos tipos de dependência que os organismos mantêm entre si. Algumas dessas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de ambos os seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Essas relações são denominadas harmônicas ou positivas.
ResponderExcluirComo toda a natureza desempenha um forte equilíbrio ela também se responsabilizou de proporcionar o relacionamento dos seres vivos, esses relacionamentos podem ser harmoniosos ou não, podem ser da mesma espécie ou não, mas em fim todas elas contribuem de forma direta para a sobrevivência ou para morte da outra.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs relações ecológicas são responsaveis pelo controle da população de determinados seres vivos,
ResponderExcluironde todos tem o mesmo objetivo a sobrevivência.
No ecossistema os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente físico . Onde ocorre relações interespecífica e relações intra-específica. Há competição entre espécies diferentes que habitam no mesmo ambiente e têm nichos muito semelhantes.
ResponderExcluirAs comunidades biológicas são de grande impotância para a natureza,pois sem uma organização natural o meio ambiente seria muito desorganizado,nessas comunidades existe relações intra-específica e interespecífica, elas tem uma coisa em comum proporcionar nichos bem estavéis.
ResponderExcluirAs várias formas de interação entre os seres vivos formam as relações ecológicas, e essas interações se caracterizam pelo benefício mútuo de alguns seres vivos, ou de apenas um deles, sem o prejuízo do outro. Já outra forma de interação são caracterizadas pelo o prejuízo de um ser e o benefício de outro.
ResponderExcluirIsso por mi é correto pq se nn iria ficar tudo bagunçado muitas especie ja estaria em extição, essa é a forma de controlar as especie.
ResponderExcluirFaz parte da natureza se reorganizar de acordo com as necessidade de cada animal e mantendo um equilibrio sobre todos.
ResponderExcluirAs relaçoes ecologicas nada mais é do que o cotidiano do mundo animal em que cada um sobrevive como pode ex:predação
ResponderExcluirMutualismo
Protocooperação
Inquilinismo
Comensalismo.
Essas relações,mantem a natureza em equilíbrio ,por isso,elas são tão importantes para as nossas vidas,como por exemplo:controlar o crescimento da populações de predadores.
ResponderExcluirTodos os seres vivos se relacionam com outros, tanto da mesma espécie (relações intraespecíficas) quanto de espécies distintas (relações interespecíficas). Estas podem ser harmônicas, quando não há prejuízo para nenhum dos indivíduos envolvidos; ou desarmônicas, quando pelo menos um se prejudica. Essas relações são muito importante para que se tenha um equilibrio entre crescimento de população, presas, e predadores.
ResponderExcluirRelações ecológicas é a iteração e a dinâmica entra os seres vivos em comunidades dentro de um ecossistemas.
ResponderExcluirAs relações ecológicas podem ser: Harmônicas\Passivas onde há beneficio para os seres vivos sem prejuízo a outro.
desarmônicas\negativas onde há prejuízo de um de seus participantes em benefício do outro.
Basicamente isso :]
Essas interações são caracterizadas pelo benefício ou prejuízo que podem trazer aos indivíduos que se relacionam.As relações ecológicas podem ocorrer dentro uma mesma espécie ou entre espécies diferentes sendo chamada inter ou intra-específicas por esse motivo. As relações podem ainda ser, harmônicas ou desarmônicas tambem..
ResponderExcluirOk!
ResponderExcluir